Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

Energia Maremotriz

 

         Quase em segredo absoluto, no verão passado foi instalada frente à praia da Aguçadoura (Póvoa do Varzim) a primeira central maremotriz do Mundo.

            Desenvolvida pela empresa escocesa Ocean Power Delivery do engenheiro David Lindley foi construída com apoio da Efacec que forneceu os respectivos transformadores e geradores de electricidade.

           

Essencialmente tratam-se de grandes tubos semi-flutuantes de 30 metros, ligados entre si por uma articulação móvel e colocados em série na transversal das ondas. Estas fazem mover um tubo de cada vez que impele um fluido hidráulico numa movimentação energética suficiente para accionar geradores hidráulicos de electricidade do tipo Stingray. Trata-se pois de um óleo a alta pressão que acciona motores hidráulicos, os quais fornecem a energia mecânica a geradores eléctricos.

  Cada umas “serpentes” articuladas é constituída por cinco tubos que perfazem um comprimento de 150 metros e produzem 750 kW. 110 cilindros dariam para alimentar de electricidade 15 mil lares médios.

            A empresa escocesa inaugurou o seu sistema em Portugal porque a EDP e o Estado compram a electricidade marítima a 23,5 cêntimos por kWh, mas calcula que a Europa, e principalmente as ilhas britânicas, podiam produzir a partir do mar uns 300 Gigawatts, ou seja, tanto como a produção de 250 e 300 centrais nucleares.

           O evento passou despercebido em Portugal. Ninguém tomou conhecimento da instalação em Portugal de tão revolucionária técnica e do facto de a mesma ter sido construída com a participação de empresas portuguesas, nomeadamente a EFACEC que forneceu os transformadores e mais tecnologia de produção de electricidade.

00002erz

 

            Não houve notícia do evento. Em primeiro lugar, porque os movimentos ecologistas não protestaram, mas também não vieram a público aplaudir e a instalação se processou sem acidentes. Em segundo lugar, também não houve protestos da parte dos pescadores, já que os cilindros estão instalados quase na rebentação das ondas, portanto, onde não se pesca. Em terceiro lugar, os surfistas que poderiam protestar não o fizeram, talvez por não terem associações para o efeito. Sem protestos não há notícia em Portugal; os jornalistas acham que a sua missão é apenas denegrir o País e revelar acidentes ou protestos.

            Enfim, o facto de haver blocos noticiosos das rádios alemãs que são publicados na Net e vários sites internacionais que discutem a problemática da energia no Mundo. Aí, a instalação da Aguçadoura foi bem referida.

 

publicado por povoalternativa às 15:28
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De joao mendes a 15 de Janeiro de 2008 às 22:43
ola, estou a estudar eng Electrotecnica e esta noticia e sem duvida do meu interesse. sabes dizer.me mais coisas acerca disso ou onde posso encontrar mais informaçoes? obrigado
De povoalternativa a 16 de Janeiro de 2008 às 10:37
podia dar o seu mail para podermos conversar acerca desta energia que esta em desenvolvimento.
De joao mendes a 15 de Janeiro de 2008 às 23:44
ola, estou a estudar eng Electrotecnica e esta noticia e sem duvida do meu interesse. sabes dizer.me mais coisas acerca disso ou onde posso encontrar mais informaçoes? obrigado
De joao mendes a 23 de Fevereiro de 2008 às 10:41
aqui vai o mail :)
De Eliana Fernandes a 20 de Setembro de 2008 às 11:15
Bom dia, eu estou a realizar um estudo sobre energia maremotriz para o desenvolvimento da minha PAP(PROJECTO DE APTIDÃO PROFISSIONAL),e gostava de poder saber mais algumas informações sobre este tema, e também saber alguns aspectos desde, os gastos, as vantagens entre outros aspectos, se fosse possível.
Muito obrigado pela disponibilidade.
De Joaquina Petroleiro a 5 de Dezembro de 2008 às 09:50
Eu gostaria de saber, já que não encontro, a distribuição do tipo de energia maremotriz (energia das marés) mundial ou em Portugal.............
De lazaro fernando a 3 de Julho de 2009 às 09:24
sera possivel colocar as vantagens e desvantagens?

muito obrigado
De julio cesar queiroz a 2 de Agosto de 2009 às 21:52
gostaria de saber qual os beneficio da maremotriz obrigado
De Gustavo Nóbrega a 3 de Fevereiro de 2010 às 15:50
Boa Tarde, eu sou da escola do Carmo no 8ºano e estou a desenvolver um estudo sobre a Maremotriz (energia das marés) Se alguem me pudesse ajudar eu agradecia Imenso. Muito Obrigado.
De Nikolai a 8 de Dezembro de 2010 às 22:07
Podias me enviar mais informações sobre Energia Maremotriz. Obrigado
De RUI a 10 de Outubro de 2012 às 15:47
Este sistema aproveita a energia das ondas (ondomotriz), não a energia das marés (maremotriz

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Energias Alternativas

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. PROJECTO

. Moda Solar

. Energia Solar Fotovoltaic...

. Calendarização

. Apresentação do Projecto

. *Aqui estamos nós...*

. Feliz Natal

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds