Sábado, 5 de Janeiro de 2008

Apresentação do Projecto

“Cidades Criativas – reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”

 

O conceito “cidades criativas” foi criado, em 2003, por Richard Florida com o intuito de fomentar a inovação urbana, a diversidade sócio-cultural e a investigação científica e tecnológica.

 

Em Portugal, grande parte da população concentra-se na zona costeira e citadina, sendo, por isso, dirigida a máxima atenção para estes espaços urbanos. Como tal, de modo a promover uma “cidade ideal”, a Universidade de Aveiro criou um concurso escolar dirigido a alunos do 12º ano da disciplina de Área de Projecto, em que estes tivessem a oportunidade de elaborar um projecto em que definissem um “modelo ideal” para a sua cidade.

 

De forma a concretizar satisfatoriamente o seu projecto, os alunos devem criar uma “cidade ideal” onde dê gosto viver, focando, essencialmente, a qualidade dos espaços urbanos, dos recursos artísticos e culturais, bem como as potencialidades tecnológicas e cientificas disponíveis.

 

Para auxiliar a execução deste complexo projecto o “Professor António Câmara (Prémio Pessoa 2006) sugere três pistas: as cidades têm de explorar os factores que as diferenciam; estas devem transformar-se em laboratórios vivos, espaços de aventura e experimentação; e devem apostar no desenvolvimento de estratégias colaborativas (que mobilizem os cidadãos e que tirem partido das tecnologias disponíveis) ”.

 

 

Aliciadas pela dimensão e grandiosidade do projecto, as turmas A e B do 12º ano do Colégio de Amorim estabeleceram grupos de trabalho, para que pudessem, de forma mais organizada e criteriosa, reflectir, investigar e concluir sobre o tema geral e respectivos sub-temas envolvidos no projecto.

 

No âmbito deste projecto, o grupo constituído por Catarina Pedrosa, Cláudia Pedrosa, Eduarda Abreu, Eunice Costa, Nuno Martins e Wilson Coelho decidiu aprofundar a sua pesquisa no campo da utilização de energias alternativas na cidade da Póvoa de Varzim.

 

Esta pesquisa, designada “Póvoa Alternativa”, requererá um trabalho árduo, minucioso e detalhado acerca do sub-tema, que embora soe a algo trivial, deve ocupar uma posição destacada nas preocupações do quotidiano do ser humano.

publicado por povoalternativa às 18:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Energias Alternativas

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. PROJECTO

. Moda Solar

. Energia Solar Fotovoltaic...

. Calendarização

. Apresentação do Projecto

. *Aqui estamos nós...*

. Feliz Natal

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds