Sábado, 5 de Janeiro de 2008

Energia Solar Fotovoltaica para uso residencial na zona urbana...

Aplicação: Os painéis fotovoltaicos podem ser usados nas cidades para gerar energia eléctrica de forma complementar àquela normalmente disponível através da rede eléctrica. Podem ser instalados de forma distribuída em telhados de residências e prédios, menos comuns em áreas urbanas devido ao elevado custo do terreno para montagem dos painéis. Nas residências o uso mais típico é gerar energia enquanto a luz do sol está brilhando e caso não haja demanda na própria residência neste instante, a sobra pode ser exportada para a rede eléctrica.

 

Como Funciona?

 

É bastante comum confundir-se os painéis fotovoltaicos com colectores solares térmicos. Estes últimos são utilizados para aquecimento de água enquanto os primeiros são utilizados para geração de energia eléctrica. Os painéis são constituídos de módulos fotovoltaicos conectados de forma a gerar a quantidade de energia necessária. A energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é então, transformada para o padrão de energia utilizado nas residências, através de um equipamento electrónico chamado inversor. O inversor permite que qualquer electrodoméstico seja utilizado mas deve-se reduzir estes equipamentos ao mínimo essencial em função do custo do sistema. Condicionadores de ar, chuveiros eléctricos, ferros eléctricos, fornos micro-ondas e outros vilões do consumo de energia devem estar fora deste leque de equipamentos essenciais. Lâmpadas eficientes e aparelhos de rádio e televisão, entre outros equipamentos de baixo consumo, são os mais apropriados. Para garantir o suprimento em caso de racionamento é necessário o uso de um banco de baterias.

 

Quanto custa?

Os custos deste sistema exigem um estudo e o auxílio de um projecto.

 

Quais são as Vantagens?

· Redução da conta de energia.

· Suprimento independente para usos essenciais mesmo em períodos de corte ou falta de energia de longa duração (superiores a um dia).

 

Qual é a contribuição para redução da conta de energia eléctrica ?

O sistema fotovoltaico residencial urbano pode contribuir de duas formas para a redução da conta de energia eléctrica: gerando energia enquanto o sol brilha e exportando a energia excedente para a rede eléctrica - redução de consumo; ou armazenando a energia em baterias. Sistemas de não interrupção, também conhecidos como no-breaks, também poderiam atender estas situações, porém precisam estar constantemente em carga e, se por uma lado garantem a alimentação de sistemas essenciais, por outro podem aumentar o consumo de energia.

 

Quem já faz uso desta tecnologia?

Muitas pessoas não sabem mas, em países como Estados Unidos, Japão e Alemanha, muitas casas situadas em áreas urbanas de grandes cidades como Los Angeles e Berlim, por exemplo, já possuem, instalados em seus telhados, painéis fotovoltaicos que geram energia eléctrica. Esta energia pode contribuir para a redução da conta de energia e até mesmo ser vendida, quando a produção supera o consumo. Nestes países estes programas ainda contam com apoio governamental mas é crescente o número de pessoas que mesmo sem este apoio decidem implantar sistemas em seus telhados, quase sempre motivados pela escolha de um sistema de geração de energia menos agressivo ao meio ambiente

 

 

publicado por povoalternativa às 18:37
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De LEONI M CARVALHO a 11 de Julho de 2009 às 15:50
SENHORES (AS) BOM DIA
ESTOU CONSTRUINDO E TEREI QUE COLOCAR UM POSTE PADRÃO PARA LIGAR A ENERGIA DE MINHA CASA. E UM VIZINHO ME DISSE QUE EXISTE ESSE POSTO COM FOTOCÉLULA NÃO PARA ALIMENTAR TODA CASA MAS SIM PARA ALIMENTAR UMA LÂMPADA DE SEGURANÇA QUE JÁ ESTÁ INSTALADA NO MESMO. ALGUEM SABERIA ME DIZER ONDE POSSO ENCONTRAR ESTE POSTE?
ATT.
LEONI
De dsdsd a 1 de Setembro de 2009 às 23:35
o preço portuga ladrao...fala o preço.... eta povinho de merda ladrao, sempre enrolando... so se perde tempo com esse povo de merda e os negocios nao fluem.... portugal é o pior pais d europa para se fazer negocios.
De Energia Fotovoltaica a 30 de Dezembro de 2010 às 23:21
Em zonas urbanas a energia fotovoltaica seria uma mais valia mas é complicado em determinadas zonas onde o sol é apenas abundante nas épocas de mais calor.

Pelo que sei os painéis fotovoltaicos ainda necessita de melhoramentos até a sua performance ser óptima.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Energias Alternativas

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. Folheto - Póvoa de Varzim...

. PROJECTO

. Moda Solar

. Energia Solar Fotovoltaic...

. Calendarização

. Apresentação do Projecto

. *Aqui estamos nós...*

. Feliz Natal

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds